A tradicional Procissão do Mastro, que ganha as ruas de União dos Palmares sempre no terceiro domingo de janeiro, acontece quando um mastro, doado por um fazendeiro da região, é colocado no início da Rua Juvenal Mendonça (Castelo Branco) e de lá é trazido nos braços dos fiéis até a Praça Basiliano Sarmento, onde é erguido em frente à Igreja Matriz, permanecendo neste lugar até o fim da Festa de Santa Maria Madalena.
A procissão, realizada desde o início dos festejos em homenagem à Padroeira, é acompanhada por milhares de pessoas e de formas bastantes diferentes. Alguns palmarinos ainda preferem seguir a procissão de forma tradicional, a pé, mas outros, especificamente os mais jovens, preferem prestigiar a procissão indo de moto, motocicleta, carroça, cavalo ou bicicleta.
Segundo estudiosos, a penitência do mastro é uma forma de promessas serem pagas e uma forma de pedir novas graças a santa padroeira. O mastro é importante para os festejos pois receberá no dia 23, durante a realização da procissão luminosa, a bandeira com a imagem de Santa Maria Madalena, simbolizando, assim, o início do maior evento religioso da Zona da Mata alagoana, a Festa de Santa Maria Madalena, nossa excelsa padroeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário